segunda-feira, 25 de outubro de 2010

UNHAS DECORADAS

GENTE OLHA QUE UNHAS MARAVILHOSAS!
VAMOS CONHECER MAIS UM POUQUINHO SOBRE ELAS?
AI VAI:
Acredita-se que o hábito de pintar as unhas surgiu há aproximadamente 3500 a.C. Naquela época, as egípcias já pintavam suas unhas e dedos com henna. Na China, por volta de 3000 a.C., as unhas pintadas estavam estritamente relacionadas à posição social do indivíduo. Unhas douradas ou prateadas – posteriormente, vermelho e preto – destacavam a condição do indivíduo de membro da família real. Unhas compridas, por sua vez, indicavam nobreza.

Os cuidados com as mãos e as unhas, como se vê, são bem antigos. Embora não existissem ainda os esmaltes, tal como vemos hoje, desde 1800 já existiam salões de manicure, que eram procurados para cortar, lixar e polir as unhas, além de perfumá-las com óleos. Os "esmaltes" – que em geral não ficavam um dia sequer nas unhas –, por sua vez, eram espécie de mistura de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha.

Em 1925, enfim, foi lançado o primeiro esmalte, como os de hoje em dia, em tom rosado, e que era aplicado somente no meio das unhas, deixando a meia lua e a ponta sem nada! Somente em 1932, com o lançamento da marca Revlon e seus esmaltes, as unhas começaram a ser pintadas inteiramente.

Já na década de 70, época da discoteca, surgiram os esmaltes sintéticos, que eram passados sobre unhas extremamente longas!
Em 1980, o esmalte sintético é aposentado e substituído pelo esmalte de fibra. Os esmaltes coloridos – alô, neon! – marcam época.
Nos anos 90, além dos esmaltes, pedras preciosas e outros acessórios também passaram a ser utilizadas na decoração das unhas. No fim dessa época, o estilo gótico e as unhas pretas também foram tendência.

De lá pra cá, vocês já sabem. Difícil fica só pra gente imaginar o que pode vir daqui pra frente… Alguém consegue?
BEIJOSS...

5 comentários:

  1. Que post bacana, tá virando uma Beatrice M.rsrs. Bjsss da sua Irmã

    ResponderExcluir
  2. Eu roia minhas unhas, agora parei, to adorando pintar minhas unhas. Muito legal este post Bruninha, Bjks, Bela.
    www.anjinhasdegloss.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também adoro pintar minha unhas Bela!
    valeu pelo elogio, imagina eu Beatrice M. ohh"
    bjoOsss

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruninha
    Obrigada pelo comentário no meu blog, e também por me acompanhar. Já estou fazendo o mesmo com você.
    Blog muito fofinho. Parabéns!
    Bjim

    ResponderExcluir
  5. obrigado Maria Célia!!!
    amei seu blog!!!
    bjkss

    ResponderExcluir